L. R. Arcano

Como o Pirata Charles Vane Morreu? | História da Pirataria

ilustracao-pirata-charles-vane
Ilustração (1888): Charles Vane

Durante a Época Dourada da Pirataria, muitos homens navegaram sob a bandeira negra em busca de liberdade e riqueza. Poucos, porém, desafiaram a autoridade britânica com tanta obstinação quanto o pirata Charles Vane — um pirata conhecido por sua ousadia, seu temperamento explosivo e sua recusa em se curvar ao poder da Coroa.

Fala, marujos! Eu sou Leonardo Arcano, autor dos livros de fantasia O Chamado das Profundezas e Abissal: O Coletor de Almas. Neste artigo, você vai conhecer o destino trágico de um dos últimos piratas a desafiar abertamente o Império Britânico. Essa é a história da morte de Charles Vane.

Charles Vane: Desafiante Até o Fim

charles vane real pirate
Gravura representando o pirata Charles Vane (criada em meados do século XVIII)

Após a chegada de Woodes Rogers a Nassau, em 1718, trazendo consigo o perdão real para os piratas que abandonassem a vida fora da lei, muitos aceitaram a oferta, tentando livrar seus pescoços da forca. Porém, Charles Vane não foi um desses piratas. Para ele, render-se era pior do que morrer e essa decisão selou seu destino.

Após uma série de derrotas, conflitos internos com sua tripulação e atos de indisciplina, Vane acabou sendo traído por seus próprios homens. Entregue às autoridades, foi enviado à Inglaterra, onde enfrentou em Londres um julgamento rigoroso por seus atos piratas. Então, no ano de 1721, o pirata Charles Vane foi condenado à morte.

A Execução do Pirata Charles Vane em Port Royal, na Jamaica

Seu destino final foi, ironicamente, um local que muito tempo antes era um refúgio pirata: a ilha de Port Royal. Depois de um cataclismo, a cidade voltou ao poder dos ingleses e passou a ser um local reservado para executar piratas de toda sorte. Ali, ele foi enforcado diante de uma multidão e, como mandava a tradição, seu corpo foi colocado em uma gaiola de ferro e exposto por meses, até se decompor.

Conclusão & Resumo

Assim terminou a vida de Charles Vane — um homem que preferiu a morte à submissão. Seu fim brutal marcou o ocaso da pirataria rebelde e simbolizou o poder implacável do Império Britânico sobre os mares.

caveira em uma gaiola de ferro
  • Pirata: Charles Vane
  • Nascimento: 1680, Inglaterra, Reino Unido
  • Falecimento: 29 de Março de 1721, Port Royal
  • Causa da Morte: Execução por Enforcamento

Conheça meus Livros!

Se você gostou deste artigo e se interessa por piratas, história e fantasia, fica aqui o convite para conhecer minhas obras. O Chamado das Profundezas é uma aventura pirata ambientada no Caribe durante a Época Dourada da Pirataria, enquanto Abissal: O Coletor de Almas expande esse mesmo universo em uma fantasia sombria ambientada em uma Inglaterra decadente no período pós–guerra civil.

Eu (Leonardo Arcano) e meus dois livros publicados!

Os links estão logo abaixo — boa leitura, e bons ventos na próxima travessia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima